segunda-feira, 14 de junho de 2010

Aprendizagem acelerada e o treinamento muscular

Aprendizagem acelerada e o treinamento muscular
Preparado pela Equipe Técnica do CLC IDIOMAS - 10/04/2010

O cérebro cuida do que vamos dizer, que palavras e estruturas vamos usar etc., mas, podemos dizer, de uma maneira simplista, que são os músculos é que falam. Língua falada é som. Sons a que atribuímos significado, e os sons da fala são produzidos pelos órgãos da fonação, que é o ato ou processo de produzir voz pela vibração das pregas vocais (antigamente chamadas de “cordas vocais”) à saída de ar dos pulmões.

A Fonoaudiologia nos ensina que “fonação é o fenômeno produzido através dos sons pelos órgãos da fonação, devidamente controlados, amoldados e articulados: laringe, faringe, cavidade bucal, cavidade nasal.

A boca desempenha papel muito importante na articulação dos sons, seguida da língua e seus diferentes posicionamentos em relação aos dentes, aos lábios e às bochechas.

A articulação dos sons é realizada pelos órgãos fonoarticulatórios, que determinam modificações do som produzido inicialmente pelas pregas vocais.

A língua é o principal órgão da articulação, atuando em conjunto com os dentes, palato (céu da boca) e mandíbula (maxilar inferior). É por isso mesmo que se chama língua o sistema de representação constituído por palavras e por regras, que as combinam em frases, que os indivíduos de uma comunidade linguística usam como principal meio de comunicação e de expressão, falado ou escrito.
   
Anatomicamente, a língua é um órgão muscular (dois músculos hioglossos) recoberto de mucosa; por isso chamamos de “treinamento muscular” o treinamento para uma pessoa aprender a falar uma língua, quer a nativa quer estrangeira. Nós nascemos com órgãos preparados para produzir os sons de qualquer língua e, depois que aprendemos a língua materna e a usamos por algum tempo, ao aprender uma língua estrangeira, temos de dar muita ênfase ao treinamento muscular porque os músculos já estão bem treinados e acostumados a emitir os sons da língua materna. Assim, na “Aprendizagem Acelerativa”, damos destaque ao treinamento muscular, com a melhor forma que encontramos para isso: os exercícios estruturais.

Exercícios estruturais (ou “Pattern drills”) são todos os exercícios que têm por finalidade fazer adquirir o domínio de uma estrutura linguística por meio da repetição sistemática dessa estrutura numa série de frases construídas sobre um modelo (ou “pattern”), proposto no início do exercício. No caso da “Aprendizagem Acelerativa”, substituímos o exercício estrutural meramente automatizante por variações sistemáticas em situações da vida real. Nós procuramos dar relevo às relações léxico-sintáticas e às exigências semânticas. Reafirmamos que nosso propósito é treinar a musculatura da fala com exercícios que fornecem a língua para a conversação.

Lembramos que usamos o termo “aprendizagem acelerada” porque é o mais divulgado, mas o nosso trabalho melhor se caracteriza como “aprendizagem acelerativa”, pois, como temos explicado em várias oportunidades, o adjetivo “acelerativa” indica “a ação de tornar acelerado”, portanto, a “aprendizagem acelerada” surge como resultado dos procedimentos, atividades e exercícios da aprendizagem acelerativa.


ATENÇÃO
Para divulgar este artigo, mencione a autoria da seguinte forma:

Equipe Técnica da Escola de Idiomas CLC



Cursos de Idiomas

Cursos de Idiomas da Escola CLC


A Escola de Idiomas CLC disponibiliza cursos com o Método CLC de Aprendizagem Acelerativa para os idiomas Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano e Português. Também atua com aulas particulares para diversas necessidades, cursos de idiomas profissionalizantes e cursos de idiomas para uso imediato.
SAIBA MAIS >>



Convênios Educacionais para Aulas de Idiomas

Sua Instituição de Ensino também pode aplicar o Método CLC


O Instituto de Aprendizagem Acelerativa – CLC IDIOMAS – dispõe de convênios educacionais que viabilizam o uso do Método CLC para os Cursos de Idiomas de sua Instituição de Ensino. Ao fazer o convênio com a Escola de Idiomas CLC, você não vai ter encargos trabalhistas com os coordenadores e professores especializados na metodologia.
SAIBA MAIS >>



Ganhe o e-book:

Como Acelera sua Aprendizagem de Idiomas

"Como Acelerar sua Aprendizagem de Idiomas"

Cadastrando-se gratuitamente no CLC News!

E receba também GRATUITAMENTE os artigos do Prof. Luiz Machado
sobre Aprendizagem Acelerativa para Idiomas!

saiba mais >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário