segunda-feira, 14 de junho de 2010

Aprendizagem acelerada para vencer o medo de falar a língua estrangeira

Aprendizagem acelerada para vencer o medo de falar a língua estrangeira
Preparado pela Equipe Técnica do CLC IDIOMAS - 10/03/2010

Para se falar uma língua estrangeira não basta aprendê-la intelectualmente; é preciso aprender também como falar nessa língua, quando o interesse é aprender a comunicar-se oralmente e, no caso, acima de tudo, é preciso vencer a barreira do medo de falar. Imagine se uma pessoa que já tem medo de falar em público, ou mesmo a grupos de algumas pessoas, como ela vai falar numa língua estrangeira cheia de medos, de cometer erros, de fazer papel ridículo?

A Aprendizagem Acelerativa, isto é, o conjunto de ações para provocar a Aprendizagem Acelerada, além de se preocupar com o aprendizado da língua propriamente dito, volta-se, em primeiro lugar, para quem aprende e um dos pontos que merecem grande destaque é vencer a barreira do medo para falar.

Nas sessões de aprendizagem acelerativa, cria-se um ambiente (físico, cultural e psicológico) que conduz o aluno a descontrair-se, a desenvolver a autoestima e a autoconfiança e, deste modo, ele perde o medo de falar na língua estrangeira.

Um dos procedimentos da aprendizagem acelerativa é jamais corrigir o aluno e, sim, o erro. Isso, dito assim deste modo, parece um jogo de palavras, mas é algo muito importante para contribuir para desenvolver a autoconfiança do aluno. Nas sessões de aprendizagem acelerativa, em vez de corrigir o aluno, o professor repete corretamente a palavra ou frase em que houve o erro, tudo isso sem deixar transparecer que está corrigindo o aluno. Outra maneira e, ao final da sessão, o professor dizer à turma, “agora vamos corrigir os erros que eu notei na sessão de hoje”, sem jamais apontar quem cometeu o que. Essa é uma das inúmeras técnicas que vão provocar a Aprendizagem Acelerada.

A Aprendizagem Acelerativa é um método interativo. O aluno participa ativamente da construção da sessão, na verdade, ele aprende fazendo, em vez de ser tratado como um receptor passivo daquilo que o professor “ensina”. Não nos esqueçamos que, em aprendizagem acelerativa, “ensinar” é criar as condições para que os alunos aprendam, do ponto de vista de sua disponibilidade para aprender, e para isso, o professor precisa estar treinado em Emotologia, com os conhecimentos que lhe permitem ajudar os alunos a vencerem dificuldades da própria vida que podem estar prejudicando seu aprendizado.

Na verdade, não é o professor que ensina e, sim, o aluno que aprende. Isso, em vez de diminuir, aumenta de muito a responsabilidade do professor em criar as condições para que o aluno aprenda.  O professor, que segue a aprendizagem acelerativa com base na Emotologia, preocupa-se com resultados, isto é, tem que certificar-se que o aluno aprendeu, pois sua missão não é “dar aulas”, mas, sim, levar o aluno a aprender.

Neste ponto, é necessário que enfatizemos que ensinar a falar uma língua estrangeira é, basicamente, treinar com os alunos os exercícios estruturais preocupando-se, não com as palavras isoladamente, mas com as unidades fônicas.  A era do “The book is on the table” já acabou. Agora, o aprendizado é da língua como ela é falada efetivamente por nativos e, não, como era ensinada em sala de aula, com o professor destacando palavra por palavra na frase.       



ATENÇÃO
Para divulgar este artigo, mencione a autoria da seguinte forma:

Equipe Técnica da Escola de Idiomas CLC



Cursos de Idiomas

Cursos de Idiomas da Escola CLC


A Escola de Idiomas CLC disponibiliza cursos com o Método CLC de Aprendizagem Acelerativa para os idiomas Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano e Português. Também atua com aulas particulares para diversas necessidades, cursos de idiomas profissionalizantes e cursos de idiomas para uso imediato.
SAIBA MAIS >>



Convênios Educacionais para Aulas de Idiomas

Sua Instituição de Ensino também pode aplicar o Método CLC


O Instituto de Aprendizagem Acelerativa – CLC IDIOMAS – dispõe de convênios educacionais que viabilizam o uso do Método CLC para os Cursos de Idiomas de sua Instituição de Ensino. Ao fazer o convênio com a Escola de Idiomas CLC, você não vai ter encargos trabalhistas com os coordenadores e professores especializados na metodologia.
SAIBA MAIS >>



Ganhe o e-book:

Como Acelera sua Aprendizagem de Idiomas

"Como Acelerar sua Aprendizagem de Idiomas"

Cadastrando-se gratuitamente no CLC News!

E receba também GRATUITAMENTE os artigos do Prof. Luiz Machado
sobre Aprendizagem Acelerativa para Idiomas!

saiba mais >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário