domingo, 13 de junho de 2010

Não se aprende a falar uma Língua Estrangeira conversando

Não se aprende a falar uma Língua Estrangeira conversando
10/07/2009

Como professor de idiomas, sentimos enorme prazer quando nossos alunos aprendem a falar na língua estrangeira que ensinamos. Podemos falar uma língua, quer dizer, conhecer e usar as estruturas da língua superaprendidas, e falar numa língua, isto é, já não nos preocupamos com a língua em si, mas sim com o que vamos dizer: o assunto. Os alunos também ficam felizes, contentes, satisfeitos com eles mesmos por terem conseguido mais uma vitória. Por outro lado, sentem-se frustrados e até desistem quando estudam durante vários semestres e não conseguem manter uma conversação por mais simples que seja. Então, o professor precisa preocupar-se, em primeiro lugar, que seus alunos falem. E como conseguem isso? É o que veremos neste artigo.

De pronto, os professores precisam convencer-se de que ensinam a falar a língua estrangeira e os alunos precisam conscientizar-se de que aprendem a falar. Nossa obrigação é ensinar aos alunos a língua para a conversação, uma vez que a conversa propriamente dita é sobre um determinado tópico e a língua é um veículo para tornar possível a conversação.

O que vão falar na língua estrangeira é problema dos interlocutores.

A escola tradicional sempre preocupou-se muito em “ensinar”, mas muito pouco com o aprendizado, o que levava o professor a achar que sua missão era “dar aulas” e, não, criar as condições para o aluno aprender. Nós fomos vítimas dessa formação e estamos procurando meios de inverter o processo; queremos criar as condições para que o aluno
aprenda e, neste sentido, conduzir o processo da aprendizagem.

No ensino de idiomas temos uma ferramenta poderosa para levar o aluno a aprender: os exercícios estruturais, que constituem a língua para a conversação.

A estrutura é uma representação da frase na qual se estabelecem as relações semânticas básicas entre os itens lexicais que podem ser m
odificados para expressar a idéia do falante. Vamos dar exemplo simples em português.

Seja a estrutura: eu vou à escola todos os dias. Podemos ter várias transformações:
– com os pronomes pessoais (tu vais à escola, ela vai à escola etc.)
– com a circunstância de lugar (ao cinema, ao teatro etc...)
– com a circunstância de tempo (às segundas e quartas, às sextas etc)

Existem várias combinações possíveis mas é preciso que cada uma seja repetida, mo mínimo, doze vezes, pois, em última análise, são os músculos é que falam, e músculo aprende com a repetição.

A aprendizagem Acelerativa surge pela combinação da Emotologia aplicada ao processo de ensino/aprendizagem, que se chama emotopedia e os exercícios para a conversação (exercícios estruturais) pela seguinte razão: com as técnicas de aprendizagem acelerativa o aluno aprende melhor e mais rápido e com os exercícios para a conversação treina para falar.

Uma pessoa pode aprender uma língua e não falar essa língua porque não treinou seus músculos para falar. Há quem saiba uma língua profundamente, mas só é capaz de ler e entender e escrever nessa língua, mas não fala essa língua.
Luiz Machado, Ph.D.
• Professor de Português, Inglês, Alemão e Latim.
• Criador da Emotologia





ATENÇÃO
Para divulgar este artigo, mencione a autoria da seguinte forma:

Prof. Luiz Machado
Criador do Método CLC de Aprendizagem Acelerativa




Cursos de Idiomas

Cursos de Idiomas da Escola CLC


A Escola de Idiomas CLC disponibiliza cursos com o Método CLC de Aprendizagem Acelerativa para os idiomas Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano e Português. Também atua com aulas particulares para diversas necessidades, cursos de idiomas profissionalizantes e cursos de idiomas para uso imediato.
SAIBA MAIS >>



Convênios Educacionais para Aulas de Idiomas

Sua Instituição de Ensino também pode aplicar o Método CLC


O Instituto de Aprendizagem Acelerativa – CLC IDIOMAS – dispõe de convênios educacionais que viabilizam o uso do Método CLC para os Cursos de Idiomas de sua Instituição de Ensino. Ao fazer o convênio com a Escola de Idiomas CLC, você não vai ter encargos trabalhistas com os coordenadores e professores especializados na metodologia.
SAIBA MAIS >>


Ganhe o e-book:

Como Acelera sua Aprendizagem de Idiomas

"Como Acelerar sua Aprendizagem de Idiomas"

Cadastrando-se gratuitamente no CLC News!

E receba também GRATUITAMENTE os artigos do Prof. Luiz Machado
sobre Aprendizagem Acelerativa para Idiomas!

saiba mais >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário