terça-feira, 24 de agosto de 2010

A metodologia dos cursos de idiomas do Sistema CLC Partes I, II e III do e-book Aprendizagem Acelerativa de Idiomas

A metodologia dos cursos de idiomas do Sistema CLC
Partes I, II e III do e-book Aprendizagem Acelerativa de Idiomas

“O nosso trabalho melhor se caracteriza como “aprendizagem acelerativa”, pois, como temos explicado em várias oportunidades, o adjetivo “acelerativa” indica “a ação de tornar acelerado”, portanto, a “aprendizagem acelerada” surge como resultado dos procedimentos, atividades e exercícios da aprendizagem acelerativa.”

Professor Luiz Machado, Ph.D.
Cientista Fundador da Cidade do Cérebro®
Professor de Português, Inglês, Alemão e Latim
Mentor da Emotologia

1. Que é Aprendizagem Acelerativa?

Conforme as pesquisas mais recentes, nós utilizamos muito pouco de nossas capacidades cerebrais (1)*. Mediante procedimentos especiais, podemos então fazer as pessoas aprenderem mais rápido e melhor.

O Sistema CLC mobiliza reservas humanas normalmente não utilizadas, valendo-se de um conjunto de recursos que possibilita tornar a aprendizagem acelerativa. Criam-se condições não só para o aprendizado da língua estrangeira como para o desenvolvimento pleno da personalidade, livre de medos, tensões, frustrações e até complexos.

A realização de capacidades é um dos direitos humanos. O SISTEMA CLC preocupa-se com a realização plena da personalidade do ser humano e não apenas com o aspecto técnico de ensinar uma língua estrangeira.

Os recursos próprios do SISTEMA CLC permitem uma redução de 40% no tempo de aprendizagem.

No campo do ensino de idiomas, a criação dos exercícios para falar a língua estrangeira representou um grande passo nos procedimentos intelectuais para aprender línguas, pois eles acompanham a fisiologia do sistema nervoso, uma vez que as informações são fornecidas em padrões (patterns). O nosso cérebro recebe normalmente 100 milhões de informações por segundo enquanto estamos acordados e 50 milhões quando dormimos; programa-se por meio de Padrões, que constituem sínteses das informações para conduzir as ações.

2. POR QUE SE PODE AFIRMAR QUE O “SISTEMA CLC” REDUZ EM 40% O TEMPO DE APRENDIZAGEM?

Nós hoje temos mais conhecimentos do que nunca sobre como se aprendem línguas, embora não disponhamos ainda de uma teoria que explique satisfatoriamente o processo de aquisição da linguagem. Ainda, os últimos conhecimentos sobre a mente humana forneceram elementos para utilizar melhor as nossas capacidades.

O “SISTEMA CLC” já foi elaborado usufruindo-se dos recursos postos à disposição da educação pela tecnologia e pelos estudos da psiconeurofisiologia.

Nos últimos anos sentem-se mais os efeitos da chamada era tecnotrônica, com as transformações ocasionadas pela tecnologia.

Não faz muito tempo que não se contava com o CD (Compact Disc), um dos recursos tecnológicos mais úteis ao ensino de idiomas. O CD é realmente o “disco mágico” que permite levar para casa o professor mais paciente que existe, sempre disposto a repetir a lição, em qualquer momento, com pronúncia e entonação corretas.

O TEMPO É O RECURSO MAIS PRECIOSO QUE EXISTE.

3. QUE SE QUER DIZER COM O “SISTEMA CLC” ACOMPANHA A FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO?

Se as informações forem dadas ao cérebro de forma assistemática, ele terá primeiro de organizá-las e só depois processá-las. Mas, se as informações já forem entregues de tal modo que possam ser processadas imediatamente, ganha-se tempo.

Como nós sabemos, o cérebro pode ser comparado a uma CPU (Central Processing Unit, Unidade de Processamento Central) de um computador, ou, melhor dizendo, uma CPU pode ser comparada a um cérebro, embora nunca se tenha produzido uma dessas máquinas que fizesse o trabalho de cérebro humano. Deste modo, fazendo-se analogia com o computador, se um programador não é bom, ele vai fazer um programa antieconômico, “desperdiçando máquina”, como se diz. “Programa” é uma sucessão de informações. Se o “programa” não é bom, ele vai gastar muito mais máquina, muito mais dinheiro, muito mais tempo, do que um programa mais econômico, mais enxuto, com um número mínimo de informações necessárias à execução do processo. O programa precisa estar em “linguagem de máquina”. Com essas características, o programa será processado muito mais rapidamente. Assim, se nós fornecemos a matéria na “linguagem do cérebro”, ele poderá processar as informações muito mais rapidamente, tornando possível a aprendizagem acelerativa, realizada em muito menor tempo e mínimo dispêndio.

Aprendizagem Acelerativa ou Ensino Compatível com o Cérebro, pois nós nos valemos dos mais recentes conhecimentos trazidos das neurociências e da bioquímica.

*1 - Na abertura do 5º Congresso de Neuropatologia e Psiquiatria em Moscou, o Prof. V.M. Banchthikov comunicou conclusões de que, com toda possibilidade, o homem utiliza apenas 4% (quatro por cento) de suas capacidades cerebrais, conforme se lê em Introduction to Suggestopaedia, por GABRIEL RADE, publicado na coletânea: Suggestopaedia - Canada 1972- 1974 - BRIEF SEMINARS - Round Table with Dr. G. LOZANOV, Public Service Commission of Canada - Staff Development Branch – Studies Division, Suggestopaedia Programme, Ottawa, Canada, 1975.


ATENÇÃO
Para divulgar este artigo, mencione a autoria da seguinte forma:

Texto do e-book:
 Aprendizagem Acelerativa de Idiomas – Profº Luiz Machado, Ph.D
.



Cursos de Idiomas

Cursos de Idiomas da Escola CLC


A Escola de Idiomas CLC disponibiliza cursos com o Método CLC de Aprendizagem Acelerativa para os idiomas Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano e Português. Também atua com aulas particulares para diversas necessidades, cursos de idiomas profissionalizantes e cursos de idiomas para uso imediato.
SAIBA MAIS >>



Convênios Educacionais para Aulas de Idiomas

Sua Instituição de Ensino também pode aplicar o Método CLC


O Instituto de Aprendizagem Acelerativa – CLC IDIOMAS – dispõe de convênios educacionais que viabilizam o uso do Método CLC para os Cursos de Idiomas de sua Instituição de Ensino. Ao fazer o convênio com a Escola de Idiomas CLC, você não vai ter encargos trabalhistas com os coordenadores e professores especializados na metodologia.
SAIBA MAIS >>



Ganhe o e-book:

Como Acelera sua Aprendizagem de Idiomas

"Como Acelerar sua Aprendizagem de Idiomas"

Cadastrando-se gratuitamente no CLC News!

E receba também GRATUITAMENTE os artigos do Prof. Luiz Machado
sobre Aprendizagem Acelerativa para Idiomas!

saiba mais >>